domingo, 17 de abril de 2011

A Bússola de Ouro - Philip Pullman


   ''Lyra Belacqua é uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, sequestradas por um grupo misterioso de pessoas chamadas popularmente de Gobllers.
   Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro, antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade. Mas, Lyra foge e inicia sua jornada nas terras gélidas do Polo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, feiticeiras, aeróstatas, exploradores, e crianças capturadas para cortarem seus dimons.''
   Este livro tem uma riqueza de detalhes muito grande e traz grandes discussões filosóficas. É muito interessante a ideia que ele passa de que a alma de um ser humano viva fora de seu corpo em forma de animal. São os chamados dimons.
   Lyra dentre várias crianças é escolhida para ser a portadora de um objeto incrivel, chamado de aletiômetro, ou algo parecido com uma bússola de ouro. Adultos não conseguem lê-lo, mas Lyra desvenda seus mistérios e com sua ajuda vai em busca de seu pai e de um reino além do Pó.
   A adaptação cinematográfica deste livro poderia ter feito muito sucesso se tivesse seguido o roteiro do livro. O filme termina na metade do livro. Neste livro ainda acontecem muitas coisas, que deveriam ter sido representadas.
Obs: Demorei para escrever sobre os livros pelo fato de ter que estar lendo livros literários para a escola.   

                                                                 Beijos, Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário